segunda-feira, 23 de março de 2015


Você sabe quais são os 06 Aspectos Centrais do PPA? 


1º ASPECTO DO PPA:  PSICOLÓGICO


Neste tema, o programa de PPA vai explorar o autoconhecimento dos participantes e seu nível de conforto com a própria aposentadoria.

A negação é a primeira fase a ser vencida do preparo para a aposentadoria.

Aos olhos da sociedade o trabalho concede status, enquanto a aposentadoria o elimina. Nos orgulhamos do emprego e nos envergonhamos da aposentadoria. 

A síndrome de Peter Pan alcança meninos e meninas de qualquer idade impedindo que vejam uma pessoa de meia idade no espelho. 

Nos vemos eternamente jovens.

 A aposentaria não é o problema. O problema é que as pessoas não sabem ao certo o que esperar das mudanças trazidas pela aposentadoria.

O aspecto psicológico do PPA cumprirá a sua função refletindo a aceitação de um novo e natural ciclo de vida, diferente dos demais, mas carregado de possibilidades de boas experiências.

Sentir medo do desconhecido é natural.

A questão é que, quando mal administrados, estes medos podem resultar em depressão, doenças da mente e do corpo ou ainda propiciar a busca por muletas psicológicas como o álcool, jogos de azar e outros.

E quais são os principais medos?

Veja a seguir a lista dos medos que preparei com a ajuda da dra. Neiva Melamed, excelente profissional de psicologia com quem tenho a honra de compartilhar alguns projetos de PPA: 

Medo do desconhecido (da nova rotina desconhecida, como será?);

Medo de não saber usar ou aproveitar o tempo a seu favor (não saber o que fazer com ele/ ter tempo em demasia);

Medo da perda da influência, reconhecimento, status e do poder (conforme a posição que ocupa);

Medo das perdas de ordem prática: salário, benefícios, plano de saúde, lidar com as restrições de consumo que a nova realidade traz;

Medo da visão social associada ao estereótipo de aposentado e;

Medo existencial: medo do envelhecimento e de não poder realizar os seus planos.  

Na prática, o aspecto psicológico do PPA deve propor aos participantes diversas reflexões sobre as mudanças na rotina.

Os homens sofrem com a reinserção no convívio familiar. Diferente da maioria das mulheres, os homens “não sabem fica em casa”, tem dificuldade para encontrar prazer nas atividades do lar e acabam complicando a rotina doméstica já estabelecida pela esposa e filhos.

Homens e mulheres constroem um círculo de amizades exclusivamente com pessoas do ambiente de trabalho sem possuir vínculos relevantes em nenhuma outra esfera de convivência, até mesmo da própria família.

Ao refletirem sobre a aposentadoria perceberão que a saída da empresa pode se transformar em isolamento dos assuntos, das pessoas e dos lugares que ele frequenta atualmente.

Desenvolver um convívio significativo com a família e com um grupo de amigos não ligados ao trabalho será uma ótima reflexão neste contexto.

Tudo isto pode ser abordado no aspecto psicológico do seu PPA .


Prof. Samuel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário