5º ASPECTO DO PPA: ORGANIZACIONAL
Olá eu sou Samuel Marques e
apresento hoje mais um aspecto relevante para os programas corporativos de
preparo para a aposentadoria
No aspecto psicológico falamos sobre o medo do trabalhador de ficar sem a empresa.
Agora eu pergunto: a empresa também
pode ter medo de ficar sem o trabalhador?
É claro que sim. O aspecto organizacional
vai refletir sobre a sucessão do empregado dando atenção especial à transição.
A sucessão interna é uma
oportunidade do trabalhador deixar um legado na empresa e fechar com chave de
ouro a geração de valor que ele sempre ofereceu.
Existem saberes que somente os anos
de trabalho proporcionam.
Alguns chamam isto de
metacompetência, ou seja, a reunião do conhecimento técnico, habilidades de
relacionamento e uma atitude positiva que potencialize os resultados do
trabalho.
Vejamos o exemplo da cultura
organizacional. Os funcionários mais jovens querem mostrar serviço e muitas
vezes “atropelam” as fases que a cultura organizacional estabelece.
E onde está escrito a cultura
organizacional? Em lugar nenhum: a convivência naquela empresa vai demonstrar o
jeito como ela faz os negócios, os princípios que segue e são aceitos por
todos.
Você pode fazer a coisa certa do
jeito errado e complicar as relações humanas no ambiente de trabalho.
A proposta mais inteligente que já
vi nesta área é a formação de duplas entre um veterano e um novato.
Enquanto o novato aproveita a
experiência, o veterano é estimulado a experimentar novas tecnologias e
maneiras de fazer o trabalho.
O livro de Mário Sérgio Cortella
questiona com propriedade: “Qual é a tua obra”, ou seja, o que você criou, no
que se empenhou durante a vida?
Podemos fazer esta reflexão no
trabalho e depois documentar, transferir esta obra para um sucessor.
Mas atenção: as pessoas não
contribuirão com um projeto destes se não perceberem que a empresa tem regras
claras e transparentes a respeito desta sucessão.
Muitas empresas estabelecem uma
idade limite. Caso o funcionário não se desligue antes daquele prazo, está
claro que será demitido. É o que acontece com os executivos do Bradesco aos 65
anos e do Itaú aos 60.
Na ausência desta regra, é
importante trabalhar com os prazos que a própria pessoa estabelece junto com
sua chefia ou RH.
Se ficou determinado que deixará a
empresa em seis meses, este é o período que ele terá para transmitir o
conhecimento que permita a outra pessoa dar seguimento às suas funções.
A importância deste processo varia
conforme o cargo da pessoa.
Qual será o legado do futuro
aposentado?
O que precisará saber aquele que vai
continuar o seu trabalho?
Esta é uma reflexão importante no
aspecto organizacional do seu PPA que valoriza a história do funcionário que se
aposenta, além de preservar o capital intelectual na empresa.
Prof. Samuel Marques
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