quarta-feira, 18 de abril de 2012

Falsa Economia e Falso Progresso


Constantemente encontro pessoas com uma falsa idéia de economia doméstica e uma falsa idéia de progresso.


Cortar a assinatura da TV a cabo, por exemplo, nem sempre representará uma economia real.
Na maioria das vezes a briga em casa não valerá a pena porque a família deixa de ter TV a cabo, mas o dinheiro economizado é gasto em outra coisa e no final do mês fica a sensação de que eles estão sem TV e sem o dinheiro.


Para que um programa de controle das finanças possa gerar uma economia de verdade é preciso que a família seja capaz de canalizar todo o dinheiro economizado para as dívidas ou para a poupança. Pagando dívidas você percebe que a economia foi válida na medida em que observa a redução dos seus débitos. Fazendo poupança, você poderá acompanhar o crescimento do saldo de sua aplicação bancária.


Por outro lado, a compra de um carro zero significa que você está progredindo? Pode ser que não. É claro que um carro novo é ótimo para o ego. Mas talvez você tenha feito um péssimo negócio. O investimento em status geralmente significa perder dinheiro.


Um carro zero geralmente passa a valer de 10 a 20% menos logo que a nota fiscal é emitida no seu nome. Você entra na loja com 20 mil e sai rodando num veículo que vale 18 mil ou menos. Comprando a prazo é pior ainda. O carro de 20 mil – que vale apenas 18 mil na sua mão – pode lhe custar 25 ou 30 mil, dependendo das taxas e do valor financiado.


Para mim, economia de verdade é reduzir o endividamento ou aumentar suas reservas. E investimento de verdade é aquele que aumenta o seu capital.


E você o que pensa disto?

Grande Abraço,

Prof. Samuel Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário