quarta-feira, 30 de março de 2016

O cliente de 1 milhão de reais

por Samuel Marques. Ele cruzou a porta com passos largos, me cumprimentou com um firme aperto de mão e disparou: no dia em que eu me aposentar, quero ter um milhão na conta.

Uau! Não é sempre que encontramos pessoas determinadas e com um objetivo tão específico.

Na verdade, um dos maiores benefícios do trabalho de coaching é definir com clareza o que a pessoa quer. A maioria simplesmente não sabe o que deseja da vida, dos relacionamentos, do emprego e também da vida financeira.

Isto não é um defeito, mas quando vivemos sem um objetivo surgem duas possibilidades:
a) atingiremos bons resultados de forma inconsciente e por isto, não serão valorizados; ou
b) não atingiremos bons resultados e um belo dia, vamos perceber que a vida passou e não fizemos o que podia ser feito.

É claro que a segunda opção é a mais frequente e forte motivo de arrependimento na aposentadoria. É por isto que fiquei muito feliz quando este cliente já chegou com um objetivo em mente. Ele tinha um número. Era o cliente de um milhão de reais.

Sabendo o quê queria e quanto queria, nós só precisamos trabalhar o quando e o como. Ou seja, qual o prazo para acumular o milhão e quais os passos necessários para juntar o dinheiro dentro da expectativa.

Mas ao contrário dele, tenho conversado com muita gente que não tem a menor ideia de quanto dinheiro pretende acumular para a sua aposentadoria. A falta de uma meta impede a formação de poupança, atrapalha a boa gestão dos investimentos e vai gerar frustração no futuro.

Foi por isto que eu fiquei curioso ao ouvir um número específico para a aposentadoria, vinda do presidente da Black Rock, a maior gestora de ativos do mundo.

Robert Capito, esteve no Brasil para participar do Congresso Internacional do Mercado de Capitais, organizado pela BMF&Bovespa, e manifestou sua preocupação com o pequeno grupo de pessoas que já acumulou mais de 25 mil dólares para a aposentadoria.

Na opinião dele, aqueles que não fazem reservas tendem a continuar trabalhando e diminuem o número de postos de trabalho para os mais jovens. Também em função delas, os governos fazem movimentos regulatórios no tocante à aposentadoria que atingirão a todos nós, os que foram previdentes e os que não fizeram nada.

Percebe a dimensão do problema? Se não fizermos algo sobre a própria aposentadoria é certo que teremos problemas no futuro. Se tivermos problemas no futuro, o governo será chamado a agir. Se o governo agir, todos serão atingidos pelas medidas.

Isto é a mais pura realidade no Brasil de hoje. Por isto resolvi elaborar um desafio e espero que você aceite: acumular mais de 100 mil reais (25 mil dólares) para a sua aposentadoria.

Não é aquela poupança para trocar de carro ou comprar um apartamento novo. É o dinheiro guardado com visão de longo prazo, reservado para o momento em que você vai deixar de receber o seu salário como funcionário e contar apenas com o benefício do INSS.

Ao refletir sobre isto, você vai estabelecer o seu número.

Lembra do cliente de um milhão? Pois bem, três anos depois da primeira conversa, nós nos encontramos de novo. Com a objetividade de sempre ele me cumprimentou dizendo: Já tenho oitocentos!

A quantia que ele deseja é dez vezes maior do que o valor mínimo proposto pelo presidente da Black Rock. Mas eu não tenho dúvida de que ele vai bater a meta antes do prazo estabelecido. 

De volta ao meu desafio, proponho que você calcule quando será possível acumular os primeiros 100 mil reais para a sua aposentadoria. Você pode gostar da brincadeira e continuar em frente, na busca por quantias maiores.

O importante é ter um número e começar.
O primeiro número é 25 mil dólares.

Quando você vai dar o primeiro passo?

Grande abraço,

Artigo publicado originalmente no Portal Bolso e Futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário