segunda-feira, 4 de março de 2013

Quem sabe fazer conta?


Quero discutir com você um assunto muito importante.

A pergunta do dia é: você sabe fazer conta?

No ano de 2005 eu procurei pelas redes de varejo com a intenção de colocar à venda meu 
primeiro DVD: "Dívidas Nunca Mais". O vídeo fazia bastante sucesso na TV e eu queria vê-lo nas gôndolas de livrarias e grandes magazines.
Falando com o representante de um gigante do setor fui informado que a margem deles era de 40%. Quando somei 40% sobre o meu preço de venda ele retrucou: "você sabe fazer conta?"
É claro que a pergunta mexeu com meu ego e ele ainda sorrindo me informou que a conta era feita "de cima para baixo" e não "de baixo para cima".
Mas o que isto significa? Significa que a maioria das contas feitas pelo pequeno empresários sobre margem de lucro estão redondamente erradas.
Digamos que um comerciante compre um sapato por R$ 100,00 e revenda por R$ 200,00 aos seus clientes. Nas contas do comerciante a margem de lucro é de 100%.
A princípio você pode até concordar com ele porque é muito comum que se faça a conta "de baixo para cima" ou seja, acrescentando a margem de lucro que se busca, ao preço de custo da mercadoria.
Mas veja o que acontece quando o produto é vendido: a receita é de R$ 200. Sobre ela, precisamos deduzir R$ 100,00 do preço de custo. Ou seja 50% do faturamento será pago aos fornecedores, é o famoso Custo da Mercadoria Vendida ou CMV.
Se acrescentamos as despesas variáveis que acompanham a venda ainda teremos:
100%    R$ 200,00 - Receita de Vendas - valor recebido com a venda

  50%    R$ 100,00 - Custo da Mercadoria Vendida pago a fornecedores
  10%    R$   20,00 - Comissões sobre vendas
    3%    R$     6,00 - Comissões sobre vendas
    3%    R$     6,00 - Taxa do Cartão de Crédito


    2%    R$     4,00 - Embalagem
    2%    R$     4,00 - Logística: Entrega/Frete
 1,5%    R$     3,00 - Inadimplência

71,5%  R$ 143,00 - Despesas Variáveis sobre Vendas

Se acrescentarmos um custo fixo médio em torno de 28% do faturamento, para cobrir as contas de aluguel, água, luz, telefone, folha de pagamento e outros, inclusive o cafezinho na mesa do chefe; chegaremos à conclusão de que a empresa lucra 0,5% e não 100% como pensava o seu feliz proprietário.

Mas então eu tenho que triplicar o preço? Nós sabemos que se você fizer isto a concorrência acaba com você. Não é este o caminho.

O ideal é reduzir os seus custos ao mínimo possível, evitar a concessão de descontos e vender muito para ganhar no volume.

Só é possível trabalhar estes objetivos contando com um bom fluxo de caixa.

E se você sempre sonhou em usar uma calculadora HP12c mas nunca fez um curso ou sequer comprou uma, chegou a sua oportunidade de aprender neste vídeo de apenas 5 minutos


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Grande abraço

Samuel Marques

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