quinta-feira, 14 de março de 2013

Como melhorar suas finanças


Um dos maiores problemas atualmente é se gastar mais do que se ganha, analisando essa citação a forma de mudar esse cenário para ser muito simples, mas infelizmente não é. Graças ao mercado que nos bombardeia diariamente com informações e principalmente com estímulos consumistas fica muito complicado equilibrar as finanças em alguns casos, principalmente quando não há controle sobre ela.

Controle é a palavra-chave para se ter uma vida financeira saudável, mas como conseguir isso? A resposta pode ser mais simples do que se imagina. Você só precisa de uma planilha e de uma metodologia. Utilizando o fluxo de caixa você pode controlar suas finanças de forma rápida e descomplicada, com ele você tem uma visão geral com relação ao uso do seu dinheiro, assim fica mais simples identificar onde estão as falhas na sua economia quando você utiliza esse ótimo recurso. Só que o fluxo de caixa sozinho não será o salvador da pátria, é necessário que você siga algumas dicas básicas, confira a seguir:

• Tenha foco, saiba exatamente o que quer da sua vida financeira, quer equiparar seus gastos? Quer aumentar sua receita no final do mês? Definindo isso se mantenha no seu objetivo;
• Analise seu orçamento, levante todos os seus gastos atuais e veja se consegue valores melhores para eles;
• Seja racional e controle suas dívidas, esse é um dos pontos mais importantes;
• Tenha sempre uma reserva para emergência, inclusive esse pode ser um bom objetivo;
• Disciplina e equilíbrio são essenciais, seja focado para que sua vida financeira não fique na corda bamba.

Ter uma vida financeira estável é o sonho de muitas pessoas, mas o caminho a se percorrer para chegar até lá pode ser bem árduo. Mesmo assim, vale a pena investir tempo e dedicação para isso, se você precisar de ajuda pode ainda contar com cursos especializados que lhe ajudarão nesse aspecto. Com as nossas dicas você conseguirá dar o primeiro passo rumo a uma vida financeira muito mais satisfatória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário