quarta-feira, 25 de julho de 2012


 Você tem um projeto de 16 anos?

Nesta semana conversei com um amigo que assistiu o show de André Rieu em São Paulo. Ele me contou um detalhe talvez desconhecido pelo público em geral: o organizador deste evento trabalhou por 16 anos no projeto.


O músico André Rieu veio ao Brasil mais uma vez. Seu estilo inconfundível mesclando o clássico com o pop encanta platéias no mundo inteiro, mas nunca havia encantado o Brasil. O organizador do evento em nossas terras trabalhou no projeto por 16 anos. Um projeto ousado e extremamente difícil de ser concretizado.

Se o show de um único astro da música já é considerado como mega-evento, que nome poderíamos dar ao evento que trouxe 50 músicos profissionais da Europa, seus instrumentos, bagagens e organizou 22 apresentações num estádio de futebol, com 8 mil pessoas por sessão?

Com certeza foi muito trabalho duro e cansativo, realizado durante anos. Mais precisamente: 16 anos. Minha primeira reflexão com você é: qual é o seu projeto de 16 anos?

O horizonte de planejamento financeiro do brasileiro costuma ser muito curto. É um traço cultural, resquício da inflação galopante, da remarcação de preços e do over night. Além do nosso traço cultural, é sabido que em todo o mundo os pobres planejam o mês, a classe média planeja o ano e os milionários planejam a década.

Enquanto muita gente se pergunta se será possível pagar as contas do mês, outros estão planejando a viagem de férias para a Disney  no ano que vem e um outro grupo, talvez um pequeno grupo, está fazendo investimentos para ter uma vida tranqüila na aposentadoria.

Conheci um homem que estava deixando a empresa onde trabalhou por mais de 30 anos. Ele tinha quatro casas alugadas para complementar a renda da aposentadoria. Perguntei qual era o segredo e ouvi uma resposta simples: “eu planejei comprar ou construir uma casa a cada dez anos”. Com a renda de duas delas já alugadas o plano foi turbinado e ele conseguiu 4 em 30 anos.

Volto a perguntar: você tem algum projeto que se estenda por mais de 10 anos?

Se ainda não tem é bom arranjar logo. A vida está cada vez mais longa e a melhor maneira de enfrentar o futuro é criando um. Dados do IBGE divulgados neste mês demonstram que a expectativa de vida do brasileiro aumentou 25 anos entre 1960 e 2010. Os avanços sócio-econômicos e principalmente médicos, permitiram que a média da população possa viver até os 73 anos e não mais somente até os 48 anos.



Aquele que antes era considera um “velho” de 60 anos, agora é um recém-aposentado, feliz, que viaja, faz compras, acessa internet, vive muito bem com uma ponte de safena e alguns implantes dentários. Por outro lado, este que antigamente inspirava cuidados, agora cuida de muitos netos, paga contas, mantém ou contribui fortemente com a renda dos lares brasileiros.

Estamos vivendo mais e com mais qualidade de vida. Mas continuamos precisando de dinheiro para bancar as despesas, especialmente se pensarmos que a capacidade de trabalho diminui neste período.
Neste cenário, uma fonte de renda extra é sempre muito bem vinda. Preparar esta fonte de renda pode levar 10, 20 ou 30 anos. Mas é possível e nós temos tempo.

Talvez só nos falte o projeto.

Para saber quanto tempo você ainda dispõe, acesse www.RumoAos100.com.br. Neste site  a Seguradora Icatu arriscará um palpite sobre a sua expectativa de vida. O teste é rápido, com perguntas diretas e indicou que eu posso viver até os 91 anos! Faça seu teste.

E comece já um projeto desafiador, descrevendo ações por mais de 10 anos.

Grande abraço

Samuel Marques